PARQUE É PRESENÇA NO DIÁLOGO DAS ÁGUAS

O Parque Estadual Fritz Plaumann, através da Associação Cultural Angelo Spricigo – ACAS, parceira na gestão do Instituto Estadual do Meio Ambiente – IMA participou na quarta-feira (22) do Seminário Diálogo sobre a Gestão Social da Água no Âmbito dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense e Gaúcho, nas dependências da EMBRAPA de Concórdia.

As palestras, comemorativas ao Dia Mundial da Água, encaminharam questões de fundamental importância para a preservação e a qualidade da água de nossos rios e fontes. Destacando que o Parque Estadual Fritz Plaumann foi criado em função do lago criado pelo avanço das águas da Hidrelétrica de Itá e que possui sérios problemas de poluição de resíduos(lixo) sólidos no Rio dos Queimados.

Importante destacar que o Rio dos Queimados, que tem sua foz na área do Parque Estadual Fritz Plaumann em Sede Brum, tem 19 km de extensão, atravessa toda a cidade de Concórdia (7,5 km na área urbana) e boa parte da área rural. Documento da EPAGRI/CIRAM nomina: “ O Rio dos Queimados é o DRENO da sede do município”.Ou seja, tudo “que não presta” é jogado em seu leito, que quando de pouca chuva é um filete de água, mas quando chove forte, transforma-se em um vilão, inundando e levando até o Parque Fritz Plaumann todo o resíduo, poluindo o lago na região.

O PAEFP busca implantar o Projeto de ECOBARREIRA para evitar que esses resíduos cheguem até sua foz. Estamos abertos para parcerias. Mantenha contato.

Visite você também o Parque. De Quarta a domingo das 9h às 17h e na segunda e terça-feira, sob agendamento. Contatos 

Telefone: (49) 3090 0041 – WhatsApp: (49) 98839 1493

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *