O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) comunica que a Unidade de Conservação – Parque Estadual Fritz Plaumann (PAEFP) volta a receber o público a partir do dia 11 de agosto. Na ocasião será inaugurada a nova estrutura da Trilha das Marrequinhas.
Com extensão de 140 metros a trilha é constituída por estrutura de concreto com passarela em palafita construída de madeira sendo 97m de extensão num total de 190,28 m² de área, tendo uma porção inicial e final em paver. Existe desde a criação do Parque porém com o passar do tempo suas estruturas apresentaram muitas danificações precisando ser toda refeita. As pessoas contemplam uma área primitiva do Parque, vista do lago que se formou com a construção da usina Hidrelétrica do Itá e é possível avistar a mata de grande porte com muitas aves, mamíferos e peixes. Alguns animais já visto neste percurso: tatu, piranha, capivara, surucuá, juruva verde, jacu, pombas, macacos, veado, periquito, maitaca verde, inhambu, pato do mato, biguá, garça vaqueira, curicaca, entre outros.
“A trilha recebeu uma nova estrutura, inclusive, com acessibilidade para que todos os visitantes possam contemplar a natureza de uma forma única, como também as demais trilhas do parque, que proporcionam, cada uma com sua particularidade, um olhar diferenciado para o ambiente como um todo”, explica a coordenadora da unidade, Vilmarice Soligo da Silva.
Vale lembrar que o atendimento segue todas as medidas de prevenção ao coronavírus, portanto, é obrigatório o uso de máscara por todos os visitantes. Para percorrer as trilhas os visitantes precisam do acompanhamento e orientação de guias. Grupos maiores, como escolas, universidades e demais organizações, é necessário agendamento prévio.
A visitação na unidade ocorre de quarta-feira a domingo, das 9h às 17h, e na segunda e terça-feira somente mediante a agendamento prévio. Os visitantes são recebidos pela equipe cogestora da unidade Associação Cultural Angelo Spricigo – ACAS, que recebe e conduz o público aos atrativos da unidade sempre respeitando às medidas de prevenção ao Covid 19.
O Parque
O Parque Estadual Fritz Plaumann (PAEFP), situado em Concórdia, no oeste do Estado de Santa Catarina, tem uma área de 798 hectares. Foi criado por meio do Decreto Estadual nº 797, de 24 de setembro de 2003, como medida de compensação ambiental pelos impactos ambientais gerados pelo aproveitamento hidrelétrico da Usina Itá, localizada entre os municípios de Itá/SC e Aratiba/RS, na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai.
O nome da Unidade de Conservação é uma homenagem ao entomólogo alemão Fritz Plaumann pelos trabalhos ambientais entomológicos desenvolvidos na região e com significativa contribuição para todo o Brasil. A floresta Estacional Decidual é uma das formações florestais mais ameaçadas do Bioma Mata Atlântica e a mais ameaçada no estado de Santa Catarina.
Nos remanescentes de florestais do Parque e de seu entorno já foram registradas 232 espécies de aves, 25 espécies de mamíferos de grande e médio porte e 35 espécies de répteis e anfíbios, muitos deles ameaçados de extinção.
(Fonte: IMA / SC)