Estrutura contará com polo administrativo, setor de pesquisa e alojamentos, tudo em construção modular
O Parque Estadual Fritz Plaumann lançou na manhã de hoje, dia 23 de maio, mais um projeto inovador. Coordenado pelo Instituto de Meio Ambiente de SC – IMA e pela Associação Cultural Angelo Spricigo – ACAS, que é a co-gestora do Parque desde 2021, a obra que será construída na unidade de conservação ampliará o atendimento e é uma novidade para região, por ser feita de maneira modular.
A construção contempla três módulos, sendo um pólo administrativo, que contará com recepção, sala do IMA, sala de produção, banheiros acessíveis, cozinha, refeitório e sala de reuniões. Um setor destinado à pesquisa, com laboratório, almoxarifado, sala de estudos, sala de reuniões e biblioteca. E um terceiro módulo, com alojamentos, sendo três dormitórios com um banheiro cada, uma lavanderia, cozinha e refeitório para 12 pessoas.
O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Tarcísio Fidelis, da Casa Branca Arquitetura, baseado nas demandas levantadas pela gestão e co-gestão do Parque, equipes do IMA – Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina e ACAS. A opção pela construção modular é o fato dela ser feita fora do ambiente e instalada depois no local, reduzindo os impactos, principalmente ambientais.
Construção Modular
A construção modular é um método de construção civil que se baseia em módulos individuais que são pré-fabricados em linha de montagem e instalados no local da obra. Estes módulos podem ser feitos de madeira, vidro, concreto, aço/steel frame e outras matérias-primas utilizadas na construção pré-fabricada.
Os projetos de construção modular apresentam diversas vantagens como menor poluição ambiental como redução de ruídos e poluição do ar. Por serem projetos que demandam um ambiente mais seguro, esse tipo de construção promove melhorias nas condições de trabalho e reduz os riscos de acidentes. O objetivo é que o novo espaço do parque seja inaugurado em setembro, nas comemorações de aniversário da unidade de conservação.